Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FELIZ 5770!!!

שנה טובה ומתוקה שנה של בריאות ואהבה O ano em que estamos prestes a adentrar, 5770 alude a paz, pois forma o acróstico das palavras HASHANÁ TEHÊ SHALOM ALENUque neste ano haja paz sobre nós.
O sonho de toda a humanidade é viver em paz: sem violência e guerras, sem conflitos e divergências; viver em um mundo onde as opiniões alheias são respeitadas, onde há espaço para que cada ser humano possa se expressar e se sentir à vontade, e onde haja convivência e harmonia com vizinhos e semelhantes.
A palavra Shalom é geralmente traduzida como paz. Refere-se à paz entre duas ou mais entidades, nações ou indivíduos, mas pode também se referir à paz interior de espírito de uma única pessoa. Porém, o significado da palavra Shalom é muito mais amplo e profundo, como demonstra sua própria etimologia, que advém da raiz Shalem.
De acordo com o Maharal de Praga - um dos maiores sábios e Cabalistas - o significado da paz se espelha nas próprias letras da palavra Shalem. A primeira letra, Shin é formada por três ramificações: os extremos - direita e esquerda - e a ramificação do centro, que os une e, por assim dizer, faz reinar a paz entre os opostos. Em seguida, vem a letra Lamed - que tem a cabeça erguida para cima, simbolizando a eleveção espiritual que se alcança através de Shalom. E, por último, a letra Mem - cuja forma se assemelha a de um quadrado fechado, ensinando-nos que aquele que finalmente consegue atingir esse nível, estará protegido pelos quatro cantos, como uma muralha de uma cidade. A palavra Shalem significa ser completo, estar repleto ou pleno.
A raiz etimológica da palavra Shalom ensina que somente uma pessoa completa, íntegra e com boas intenções pode alcançar a verdadeira e duradoura paz. O caminho necessário para se obter à paz, que é uma ascensão espiritual, é lento, mas os benefícios alcançados são, sem dúvida, de valor imensurável.
No plano pessoal, a paz implica um estado de espírito isento de ira e de desconfiança. Quem está em paz, em geral, está longe de todo e qualquer sentimento negativo. Mesmo quando há conflitos e divergências, o homem da paz se sente tranqüilo. Mas o oposto também é verdadeiro: mesmo quando o mundo está em paz, uma pessoa que vive ressentida, sem Shalom, sente-se vazia, quebrada por dentro, desprovida de Shalem, incompleta.
O mesmo acontece no âmbito orgânico. Quando todos os elementos do sistema humano agem em harmonia, a pessoa tem boa saúde. Porém, quando há algum desequilíbrio – temperatura alta, pouco líquido no corpo, pressão demasiadamente alta ou baixa – o organismo como um todo adoece.
Para se viver uma vida saudável, é necessário que haja paz e harmonia entre todos os componentes do corpo. Então, em pleno setembro, mês da primavera, quando nem estamos mais tão envolvidos com o nosso florescer, não é maravilhoso podermos refazer nossos desejos? Desejo que o PAI possa inscrever todos nós, Seus filhos, no Livro da Vida, abençoando-nos com um ano de saúde, júbilo, tranquilidade material e espiritual e MUITA PAZ!!!!

4 comentários:

  1. Adorei a explicação s/ etmologia da palavra Shalon. Prá mim ela é tão linda e significa tanto quanto Namastê.
    bjins

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais eu leio menos eu sei...Só esse ano tb aprendi a respeito!
    Beijuuss no coração e NAMASTÊ prá vc Ieda!

    ResponderExcluir
  3. Feliz Ano Novo prá você, prá todos nós. Acho ótimo comemorar Ano Novo católico, chines, judeu, não importa qual. Quanto mais desejamos coisas boas mais felizes seremos. Amém.
    bjins

    ResponderExcluir
  4. Amiga Regina

    Criei coragem para postar.
    Feliz Amp Novo...
    Que possamos florescer no amor, na solidariedade e na Paz.
    Adorei a explicação e confesso cada dia fico mais encantada com o nosso criador...
    Shalon para todos os credos.

    Beijos

    Da amiga

    Lucia

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!