Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 5 de dezembro de 2009

AS CORES DOS AMIGOS


Deve ter uns quatro anos que recebi um convite para o aniversário de uma amiga. O meu era laranja, por que era assim que eu significava para ela: "Amiga Laranja". Todas as outras tinham cores diversas. Claro que algumas se repetiam. Tempos depois, recebi, por várias vezes, a mensagem completa por e-mail. Temos músicas belíssimas que nos falam sobre amizade, outras tantas mensagens, crônicas, livros inteiros... Essa é simples e nos diz que "amigos são cores, cada qual com seu matiz, e um jeito sempre muito marcante". Se formos pensar, vagarosamente, descobriremos em nossas relações cada um deles.

Amigo Cor Azul: ele sempre traz palavras de paz e de serenidade, dando-nos a impressão, ao ouvi-lo, de que estamos em contato direto com o céu ou com o profundo azul do mar. Ele nos eleva!
Amigo Cor Amarela: ele nos aquece assim como o sol; faz-nos rir, e enxergar o amarelo brilho das estrelas bem ao alcance das nossas mãos.
Amigo Cor Vermelha: é aquele que domina as regras de viver, é como nosso sangue. Ele acusa perigos, mas nunca nos abala a coragem. É pródigo em palavras apaixonadas e repletas de caloroso amor.
Amigo Cor Laranja: ele nos traz a sensação de vigor, saúde, enriquece nosso espírito com energias que são verdadeiras vitaminas para o nosso crescimento.
Amigo Cor Cinza: ele nos ensina o silêncio, a internalização e o autoconhecimento. É um indutor a pensamentos e reflexões. Ajuda-nos a nos aprofundarmos em nós mesmos.
Amigo Cor Roxa: ele traz à tona nossa essência majestosa, como a dos reis e dos magos. Suas palavras têm nobreza, autoridade e sabedoria.
Amigo Cor Preta: ele é mestre em mostrar nosso lado mais obscuro, com palavras geralmente duras, atinge-nos sem “anestesia” e, com boas intenções, leva-nos a melhor considerar nossas atitudes perante a vida.
Amigo Cor Branca: esse revela verdades nascidas da vivência e da incorporação de conhecimentos. Ele nos prova que, não só ele, mas também todos os outros tem verdades aprendidas para partilhar conosco.
Hoje percebo que, todos temos esse arco-íris dentro de nós, e em cada momento, uma cor se manifesta com mais intensidade para nossos amigos!

6 comentários:

  1. Se bem entendi Regis, quem me dera ser o amigo arco-iris...nada a ver com perfeição, mas tudo a ver com um tico de cada.
    bjins
    eidia
    www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Minina Amada Inteligente! É isso aí...temos, todos, um "cadim" de cada cor dentro de nós! às vezes uma cor se manifesta mais forte, outras horas outras...e assim vamos tentando colorir nossas amizades.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  3. Sim, somos um a união de várias cores. A vida é colorida basta saber a cor para usar em cada momento da vida. Ótimo!! poder mudar de cores e viver um pouquinhoo com cada uma.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. É isso Mariza...sabedoria que a gente vai aprendendo no viver!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  5. Regis do meu coração!!!!!
    Você é minha amiga AMArela..... claro que tem de todas as cores, mas você é realmente alto-astral e sempre me faz rir... Amo muito ter você na minha vida, mesmo que sendo durante algumas horas de perru de natal..kkkkkk
    Beijocas minha Solzinha!!!!

    ResponderExcluir
  6. Clarinha Amada
    Que delícia poder ser "amarela" prá vc! Bom humor, alto astral a gente vai adquirindo com o tempo de "conserva" rsrs...Ficamos muito mais tolerantes com tudo e todos...Os valores mudam...
    Amo vc tb minina!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!